A grama são carlos tem folhas largas, lisas e sem pêlos. É estolonífera, isto é, o caule fica acima do solo e emite as raízes para baixo e as folhas para cima. De coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra, há ainda uma forma variegada de folhas com margens branco-creme. É indicada para jardins públicos, industriais, residenciais, principalmente sítios e fazendas. Adaptada ao clima frio, vai bem a pleno sol e a meia-sombra, formando um tapete bem denso.
A grama São Carlos (Axonopus Compressus) também é produzida com a finalidade paisagística. De cor verde intensa, tem folhas largas, lisas e mais compridas, adaptando-se bem tanto em áreas ensolaradas quanto semi-sombreadas, mas é mais indicada para regiões de clima frio. Apresenta pouca resistência à seca, não sendo então muito recomendada para áreas rústicas e sem irrigação.
Utilização: É um dos tipos de grama mais utilizada em todo o Brasil, utiliza-se em jardins residenciais, comerciais, beiras de piscinas e casas de campo e praia, isso graças a sua fácil adaptação a qualquer clima.
Deve ser cultivada em solo fértil, com regas freqüentes pois não resiste à seca. O corte deve-ser feito sempre que a altura chegar a 3 centímetros. Multiplica-se pela divisão dos estolões enraizados.